Brasil na Antártica 1982/83 - Sebo

Brasil na Antártica 1982/83 - Sebo

Brasil na Antártica 1982/83 - Sebo

Imprimir
  • 0001101
  • Aviso: últimos itens no estoque!
  • Usado
  • 1

Fantástico livro de mesa com fotografias coloridas da primiera expedição brasileira à Antártica. O esforço brasileiro na Antártica é, essencialmente, um esforço científico e o projeto antártico é, mais do que um projeto de Governo, um projeto de nação. Assim, há que mostrar resultados, prestar contas, divulgar a experiência colhida e, ao mesmo tempo, motivar, divulgar, alimentar interesses.

Mais detalhes

R$ 29,90

Brasil na Antártica 1982/83. Serviços de Relações Públicas da Marinha, Impresso: Bloch Editores, 

Absorvido pela grandeza e complexidade do seu território, o Brasil demorou em atender ao chamamento da Antártica.

Ambiente gerador de fenômenos meteorológicos que afetam o território brasileiro, condicionadores frequentes da própria economia nacional, a Antártica oferece riqueza de recursos vivos, capaz de suprir carências alimentares de uma população em incessante crescimento. Sob seu solo gelado, insuspeitas afinidades geológicas fazem supor a existência de riquezas minerais cuja oferta em outras regiões decresce continuamente. Em torno de todo esse potencial, um ambiente praticamente intocado pelo Homem exige cuidados especiais e conhecimento científico que o Tratado da Antártica procurou estimular, abrindo aquele Continente às nações que de fato estejam dispostas a conhecê-lo e preservá-lo, em vez de submetê-lo a um regime irracional de aproveitamento e dispostas territoriais.

Aderindo ao Tratado da Antártica, em 1975, o Governo Brasileiro deu expressão concreta ao interresse que se achava difuso em vários segmentos da comunidade nacional. Foi, porém, no início de 1982, após longos estudos, que se viabilizou a estrutura administrativa capaz de permitir uma efetiva atuação brasileira no Continente Austral, atribuindo-se à Comissão Nacional para Assuntos Antárticos (CONANTAR) a formulação e condução de uma Política Nacional para Assuntos Antárticos e à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) a execução do Programa Antártico Brasileiro. Ao adotar este primeiro procedimento, na realidade o Governo atribuiu à Marinha parcela ponderável de responsabilidade no cumprimento dessa missão. Efetivamente, a Marinha do Brasil, com suas tradições, seus meios, sua estrutura e com o acervo de conhecimentos já adquiridos, tanto sobre a região antártica como sobre as ciências do mar, tem condições privilegiadas para constituir-se num importante elemento de apoio e veículo catalisador desse grande esforço nacional. A Primeira Expedição Brasileira à Antártica, em dezembro de 1982, assim o comprovou.

Atenção: produto usado, as bordas das folhas estão levemente amareladas e existe danos à capa devido ao seu uso e idade.

  • Estado do Produto Usado
  • Frete Grátis Não
  • Gênero Unissex Adulto
  • Condições de Preservação Bom (1 estrela)