Segundo o dicionário Priberam, espeque é um substantivo masculino que significa “peça de madeira com que se escora alguma coisa; o que ampara ou protege”. Comumente chamado de “estaca de barraca”, o espeque nada mais é do que aquele “prego” para fixar a barraca ao chão. Para quem gosta de utilizar um toldo – tarp – para se proteger da chuva ou do vento, o espeque também será um acessório fundamental. Neste caso leve, pelo menos, uns quatro a mais (um para cada canto do toldo).
E por mais simples que seja o seu uso, eu tenho algumas dicas para compartilhar com vocês que tornarão a sua vida no acampamento mais tranquila. Vamos lá !
Escolhendo o Espeque
A escolha do tamanho do espeque é influenciada pelo tipo de solo onde você irá acampar. Na praia, por exemplo, o solo – areia – costuma ser mais “solto”, ou seja, mais frágil para a fixação dos espeques. Neste caso eu gosto de sair com um jogo de espeques maior e mais longo, na expectativa que aquela tensão no cordim seja melhor distribuída entre os grãos de areia. Já nas trilhas da Serra da Mantiqueira, um jogo de espeques menores e mais curto, funciona muito bem.
Como Fixar o Espeque
A dica é posicionar o espeque num ângulo entre 10º e 45º oposto à barraca. E sempre utilizar a sua totalidade no solo, deixando apenas a extremidade superior à mostra – nada de fixar o espeque apenas pela metade !
A segunda dica importante é adicionar nos ilhoses do sobreteto um cordim entre 1,5 a 2 metros de comprimento. Se no lugar do acampamento existir uma pedra enterrada, você precisará de mais distância para fixar o espeque sem mudar a barraca de lugar. Isso lhe permite ampliar a distância do ponto onde pretende fixar o espeque, flexibilizando a situação. Outro cenário é usar este longo cordim para amarrá-lo a uma árvore ou arbusto, eliminado o uso do espeque neste dia.
A terceira dica é usar um nó que possa ser tensionado ou distensionado ao seu gosto. O nó de caminhoneiro – ou carioca – é perfeito para isso ! Com ele é possível ajustar a tensão ideal entre o espeque e a barraca.
Resumo
- Posicione o espeque num ângulo entre 10º a 45º oposto à barraca e utilize toda a sua extensão, deixando apenas a extremidade superior para fora.
- Adicione um cordim com até dois metros de comprimento nos ilhoses, criando mais versatilidade na fixação da barraca em diferentes terrenos.
Boas aventuras,
Antônio Calvo.