Curso de Auto Resgate

Se você acha que o Curso de Auto Resgate é apenas para aqueles escaladores que mandam vias acima de 7º ou aqueles que curtem tradicional com 4, 5, 6 vou mais cordadas, você se enganou ! Existem diversas situações no cotidiano da escalada esportiva ou tradicional, sejam vias curtas em falésia ou parede, que uma boa manobra de auto resgate pode lhe ajudar a vencer certos desafios. Em outras palavras, o Curso de Auto Resgate também é super útil para evitar que pequenos perrengues se tornem de fato uma emergência.

Se você já escala e conhece alguns conceitos básicos como dar segurança de baixo e de cima (numa parada), guiar (uso de costuras) e montar uma parada (ancoragem) este curso será muito útil para você.

Curso de Auto resgate Escalada

Manobras de Auto Resgate

Veja alguns exemplos onde eu já realizei manobras de auto resgate, evitando assim, que eu e meus parceiros entrássemos numa fria:

1. Esqueci o freio. Fui guiar um amigo na Cresta com Normal do Baú que estava começando a escalar. Ele já tinha adquirido cadeirinha e sapatilha. Emprestei um capacete e uma fita com mosquetão para o auto seguro, porém esqueci de emprestar o freio ATC (eu uso o Freio Anvil da Alpen Pass). O problema é que só nos demos conta quando começamos a preparar o rapel depois de chegar no cume da Pedra do Baú.

2. Escalador não consegue passar pelo crux. Isso de fato acontece com certa frequência quando saio para guiar alguma tradicional nas paredes de São Bento do Sapucaí. O cliente – que vem de segundo – não consegue passar pelo crux da via e empaca no meio da escalada.

3. Entrei numa via errada. Em Pancas, terra das grandes torres e paredes, entrei errado com um parceiro na base de uma via. Já estávamos a uns 15m do chão e num trepa mato quando nos demos conta. Era necessário descer, mas não havia proteções fixas para rapelar.

4. Doze alunos rapelando a Pedra Azul no retorno do cume durante o Curso ABNT NBR de Montanhismo. A baixa gradução da via foi perfeita para a parte prática do curso, mas como agilizar o rapel de maneira segura com doze alunos e três instrutores na volta ao chão ? Com suas sete enfiadas, se montássemos um rapel tradicional onde cada pessoa descesse pelas cordas duplas, uma por vez, demoraríamos muito para chegar ao chão.

Antônio Calvo - Curso de Auto Resgate Armazém Aventura

Em todas estas circunstâncias nenhuma, graças à Deus, deslanchou para uma situação de emergência, pois fui capaz de aplicar algumas técnicas de auto resgate e continuar o meu dia tranquilamente. Vejamos os resultados e os nomes das manobras:

1. Ofereci o meu freio para o meu amigo e rapelei com o nó Meia Volta do Fiel, também conhecido como nó UIAA.

2. Montei um sistema de redução 3 x 1 para ajudar o escalador no crux, içando-o por alguns poucos metros.

3. Montei o rapel numa árvore e conectei a auto seguro do meu parceiro no mosquetão do meu freio, descemos juntos até a base da via numa técnica de rapel assistido.

4. Em cada parada individualizamos as cordas duplas (duas cordas de 60m conectadas com o nó Cavalcante), assim tínhamos duas pessoas rapelando por vez – uma em cada corda – reduzindo o tempo de descida pela metade.

Quantos Dias Dura o Curso de Auto Resgate

Curso de Auto Resgate tem duração de dois dias, normalmente um sábado e domingo – mas eu posso realizar durante a semana, se for solicitado. Ofereço-o aqui em São Bento do Sapucaí dentro do parceiro Acampamento Paiol Grande, pois ele possue uma infraestrutura com sala de aula para a parte teórica e uma torre com dez metros de altura e seis faces para a parte prática. É nesta torre que simulamos e praticamos todos as manobras. No currículo temos:

Curso de auto resgate escalada em rocha

Currículo do Curso de Auto Resgate

No dia 1 – Teoria e Prática

– Conceitos básicos do resgate (Accidents in North American Climbing). Ferragens e equipamentos
– Ancoragens (Sliding X e Quad)
– Nós (Oito, Fiel, Meia Volta Fiel, Mula, Cavalcante, Machard, Mariner)
– Ascensão e descensão em corda tencionada. Blocagem e inversão de freio
– Sistema de redução 3 x 1 e 9 x 1
– Rapel assistido e poliado

No dia 2 – Teoria e Muita Prática

– Situações comuns na escalada
– Encerramento

Se você ficou interessado ou se quer tirar alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp 12 9 9683.9290 ou pelo email contato@armazemaventura.com.br Será um prazer lhe atender.

Boas escaladas,
Antônio Calvo.

Antônio Calvo - Armazém Aventura
Antônio Calvo

Os passeios, cursos, palestras e workshop são ministrados por Antônio Calvo, apaixonado por atividades ao ar livre desde a sua infância quando participava do Grupo Escoteiro Guia Lopes - 39o em São Paulo. Antônio tem experiência em diversos esportes como montanhismo, caminhada, escalada, canoagem e até dog sladding (trenó puxado por cachorros). É formado em Educação Experiencial Ao Ar Livre pela Outward Bound Canada, Tonhão como é conhecido, também tem formação pela Associação Canadense de Guias de Montanha - ACMG. Possui certificação em resgate de montanha pelo COSMO - Corpo de Socorro em Montanha - e Wilderness First Responder pela Wilderness Medicine Institute da NOLS. Além de trabalhar como instrutor e guia de montanha - seu currículo passa pela Antártica, Rochosas, Andes, Mantiqueira - administra, em São Bento do Sapucaí - SP, a loja e agência de turismo de aventura Armazém Aventura. Trabalhamos em conformidade com as Normas Brasileiras de Turismo de Aventura - ISO e ABNT NBR - além de possuirmos CADASTUR.