Consolidada como uma das maiores marcas nacionais de equipamentos de escalada, a Alpen Pass, criada em 2002, lançou em 2022 o conjunto de peças móveis articuladas Bats Plus. Ele veio para substituir o conjunto anterior, conhecido como Bats. De fato, mudanças significativas ocorreram. Se você gosta de escalada tradicional e está atrás de um conjunto de peças móveis, veja abaixo mais detalhes deste novo equipamento.
Diferença entre Camalot X Friends
É preciso iniciar este review dando nomes aos bois e explicando a diferença entre a peça móvel de um eixo – popularmente chamado de “friend” – e a peça móvel com dois eixos – popularmente chamada de “camalot”. Ambos equipamentos pertencem à mesma categoria SLCD (Spring Loaded Camming Device), ou seja, um “dispositivo de castanhas com molas”. Eles são conhecidos como proteções ativas, já que ao serem acionados numa queda, produzem uma força de abertura nas paredes internas da fenda; diferentes dos “nuts” que atuam de maneira passiva, mais parecidos com uma cunha entalada na fenda.
Basicamente o que aconteceu aqui é o mesmo que aconteceu com a esponja de aço ou com as lâminas de barbear; não preciso nem explicar que estou falando dos temos “bombril” ou “gilete”. Isso é resultado da popularização e sucesso que uma marca tem com a sua criação, “transformando” o nome da marca no nome popular daquele produto. Desta maneira, saibam que a marca americana Wild Country detém o registro para Friend e a concorrente Black Diamond o registro para Camalot.
A diferença prática entre estes equipamentos de escalada móvel está em suas amplitudes de expansão e peso, devido à quantidade de eixos. O eixo duplo do Camalot torna-o mais pesado e abrangente, conferindo-lhe maior amplitude de expansão que o eixo simples do Friend. Portanto, é o mesmo que dizer que um Camalot se adequa a mais fendas do que cada Friend.
Equipamento de Escalada Alpen Pass
A primeira versão dos Bats da Alpen Pass possuía apenas um eixo – tipo Friend – e o conjunto completo era vendido com até dez peças. O Bats Plus, agora vendido com até oito peças, sofreu uma revolução e chegou ao Brasil no estilo Camalot com eixo duplo. Contudo, uma característica importante foi mantida nesta evolução: a fita com dyneema extensível que é passada duas vezes pela alça da haste. Isso nos permite usar a fita duplamente com 9cm ou estendê-la para 17cm, facilitando o uso quando queremos evitar algum movimento de arrasto da corda na peça ou quando a fenda é profunda e precisamos de mais fita para alcançar e costurar o Bats.
O gatilho do Bats Plus permaneceu igual. Fabricado em alumínio, ele possui um espaço confortável para ser usado com dois dedos. Note, porém, que não existe um apoio específico para a posição do dedão na alça da haste. Isso, de maneira alguma, atrapalha seu uso, pois ainda é possível manusear a peça com muito conforto.
Tabela Comparativa Bats Plus x Camalot
Como cada marca possui o seu próprio código de tamanho, abertura e cor para cada peça, se você está acostumado a escalar com peças de outra marca, reserve um tempo para se adaptar ao Bats Plus. Foi com isso em mente, portanto, que montei uma tabela comparativa de tamanho entre Camalot, já que são os mais populares por aqui, e o Bats Plus.
Curso Avançado de Escalada em Rocha
Se você já escala em rocha e tem vontade de se aventurar na escalada tradicional, com o uso de peças móveis como o Bats Plus ou os Nuts, entre neste link e veja o descritivo do meu Curso Avançado de Escalada. Inteiramente realizado aqui em São Bento do Sapucaí, você aprenderá de maneira segura e didática o uso de todos estes equipamentos. A escalada com proteção móvel abre um novo universo de possibilidades ao montanhista. Vale a pena !
Boas escaladas,
Antônio Calvo.